Estratégia de Fluxo de Caixa Livre, Crescente e Frequente.

Questions

Iniciei as minhas operações em bolsa de valores em outubro de 2013 seguindo a estratégia fundamentalista básica: empresas sólidas, com lucros constantes e crescentes e com preço descontado em referência ao seu valor.

Também me pus a diversificar entre classes de ativos (Títulos Públicos, Caderneta de Poupança, Fundo de Investimento Imobiliário, CDB, LCI, Ações) e entre empresas e setores, quando o investimento referia-se a ações públicas.

Assim como a grande maioria dos colegas blogueiros, completei a minha estratégia fazendo a mensuração mensal do meu ganho de capital através das planilhas do AdP e procedendo à alocação de ativos de forma automática, seguindo as planilhas online do Bastter, p ex.

E adivinhem só? Esta é sem dúvida uma grande estratégia para pessoas como eu que trabalham, estudam, tem família e são afeitos ao lazer.

Mas nela há problemas, um muito grave: EU! O pequeno investidor!

Afinal, sei lá eu o que é uma empresa sólida, em que consiste lucro constante e crescente e o que seria um preço justo, preço de barganha ou preço caro em comparação ao valor do ativo. Sei lá eu também como proceder à correta diversificação e o momento ideal de (re) alocar ativos.

Repetindo, a estratégia é simples, mas a ignorância não o é.

Vejo que na vida, raramente aprendemos com a experiência dos outros e quanto mais eu lia e me instruía sobre as estratégias simples e eficazes em bolsa, mais dela me distanciava e percebi que enquanto não encontrasse as respostas certas para aquelas simples perguntas, eu jamais conseguiria seguir uma estratégia vencedora. Me faltaria confiança nela e em mim. Segui meus estudos e só agora, 1 ano após o início dos meus investimentos, me sinto seguro para segui-la.

FLUXO DE CAIXA LIVRE, CRESCENTE E FREQUENTE É O NOME DO JOGO!

Iniciei este blog para compartilhar o meu modo de enxergá-la e usá-la, não como um modelo a ser seguido, mas sim como mais um colega em busca de sua evolução pessoal e financeira. Sejam bem-vindos.

Deixe um comentário

