Carteira de Ações: Aniversário de Um Ano

birthday

Passamos pelo mês de outubro de 2014 e com ele chegou o meu aniversário de 1 ano de investimento no mercado público de ações brasileiro. E o resultado, como dificilmente poderia ser diferente, foi razoável.

Razoável e não ruim, porque por um bom tempo comprei apenas blue chips com bom desempenho; razoável e não bom, porque decidi fazer trades para aumentar a rentabilidade com penny stocks e outros papéis em clara tendência de queda, cujas frequentes falhas balançaram o desempenho da minha carteira.

Passaram por mim a seguinte torrente de ativos: ABEV3, BBAS3, BRIN3, CMIG3, CMIG4, CRUZ3, ESTC3, FJTA4, GETI3, GFSA3, HBOR3, ITUB3, OIBR4, POMO3, SBSP3, TAEE11, TIMP3, TPIS3, VALE5 e  WEGE3.

Seguindo o sistema de cotas do AdP, obtive o desempenho positivo de 5,77% em 12 meses contra 3,42% do IBOV e 10,28% do CDI.

Para aqueles que veem o copo meio vazio, eu basicamente obtive gasto de dinheiro, tempo e energia vital para alcançar resultado sensivelmente inferior ao CDI, aquele mesmo que está ao alcance de um simples telefonema para o gerente do banco.

Refuto tal derrotismo!

A minha verdade pessoal mostra um período de algum amadurecimento, desenvolvimento de personalidade, forte crescimento da minha educação financeira e um bônus extra que já valeu por tudo: desenvolvi a habilidade de leitura de textos em inglês; eu nunca havia lido em inglês na vida, estudei a língua inglesa por 6 meses enquanto adolescente, pouco aprendi e ficou por isso mesmo. Mas, agora, enquanto me educava financeiramente, adquiri essa nova habilidade sem pesar, sem esforço, de todo progressivo e firme.

Todo o caminho percorrido até aqui valeu a pena, consegui algumas poucas respostas para àquelas perguntas essenciais em uma estratégia de aquisição de ativos pela análise fundamentalista e aperfeiçoei o meu jogo.

Subi de nível, de péssimo para ruim. Vitória!

Percebam que neste primeiro ano a minha preocupação foi com ganho de capital e não com fluxo de caixa. Falarei sobre esse erro básico do pequeno investidor em outro momento, assim como definirei as diferenças entre eles, até.

Deixe um comentário

