Carteira de Ações: Aniversário de Um Ano

birthday

Passamos pelo mês de outubro de 2014 e com ele chegou o meu aniversário de 1 ano de investimento no mercado público de ações brasileiro. E o resultado, como dificilmente poderia ser diferente, foi razoável.

Razoável e não ruim, porque por um bom tempo comprei apenas blue chips com bom desempenho; razoável e não bom, porque decidi fazer trades para aumentar a rentabilidade com penny stocks e outros papéis em clara tendência de queda, cujas frequentes falhas balançaram o desempenho da minha carteira.

Passaram por mim a seguinte torrente de ativos: ABEV3, BBAS3, BRIN3, CMIG3, CMIG4, CRUZ3, ESTC3, FJTA4, GETI3, GFSA3, HBOR3, ITUB3, OIBR4, POMO3, SBSP3, TAEE11, TIMP3, TPIS3, VALE5 e  WEGE3.

Seguindo o sistema de cotas do AdP, obtive o desempenho positivo de 5,77% em 12 meses contra 3,42% do IBOV e 10,28% do CDI.

Para aqueles que veem o copo meio vazio, eu basicamente obtive gasto de dinheiro, tempo e energia vital para alcançar resultado sensivelmente inferior ao CDI, aquele mesmo que está ao alcance de um simples telefonema para o gerente do banco.

Refuto tal derrotismo!

A minha verdade pessoal mostra um período de algum amadurecimento, desenvolvimento de personalidade, forte crescimento da minha educação financeira e um bônus extra que já valeu por tudo: desenvolvi a habilidade de leitura de textos em inglês; eu nunca havia lido em inglês na vida, estudei a língua inglesa por 6 meses enquanto adolescente, pouco aprendi e ficou por isso mesmo. Mas, agora, enquanto me educava financeiramente, adquiri essa nova habilidade sem pesar, sem esforço, de todo progressivo e firme.

Todo o caminho percorrido até aqui valeu a pena, consegui algumas poucas respostas para àquelas perguntas essenciais em uma estratégia de aquisição de ativos pela análise fundamentalista e aperfeiçoei o meu jogo.

Subi de nível, de péssimo para ruim. Vitória!

Percebam que neste primeiro ano a minha preocupação foi com ganho de capital e não com fluxo de caixa. Falarei sobre esse erro básico do pequeno investidor em outro momento, assim como definirei as diferenças entre eles, até.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s