Fechamento Novembro/14

vale

Neste mês, o Bovespa fechou estável, com variação levemente positiva de 0,07%, tendo como âncoras principais as ações ordinárias e preferencias da Vale e Petrobrás, que apresentaram queda superior à 6% aquelas e 15% essas. Em contraponto a elas, bancos subiram entre 3 e 6% (ITUB4, BBDC4, BBAS3), assim como também as ações da CIEL3 e ABEV3, ajudando o índice paulista a encerrar o mês no azul.

O meu desempenho foi superior ao índice de referência, pois obtive o retorno de 1,23% no mês, o que para mim é impressionante, visto que, nesse momento, pouco mais de 60% da minha carteira está em VALE3 e VALE5.

Minha carteira conseguiu se segurar nesse mês, apesar das quedas das minhas “Vales”, em razão de eu conseguir comprar mais algumas delas próximo ao nível mais baixo que ela alcançou no mês. Para terem uma ideia, essa compra valorizou-se 5,5% desde então.

Nesse exato instante tenho apenas 4 ações em minha carteira, sendo 3 empresas, são elas:

ABEV3: 11,1%

GETI3: 25,3%

VALE3: 39,9%

VALE5: 23,7%

Eu realmente não me importo com a diversificação em ações, meu foco é no preço baixo de empresas lucrativas, se no mês seguinte as ações da Vale continuaram a cair, se o preço de minério continuar a se deteriorar, comprarei mais pedaços dessa companhia. Cedo ou tarde, seus preços retornarão à media e eu poderei focar em outras empresas ótimas que estejam sendo vendidas a preço baixo.

Enquanto obtivermos receita mensal relevante, fruto do nosso trabalho pessoal, e separarmos uma parte relevante dela para investimento, os desmandos do governo federal não irá nos afetar.

Foco no trabalho e nos estudos!

Deixe um comentário

