Foco Temporário na Reserva de Segurança

bombeiro

O ano de 2014 está acabando e a época de festa, alegria, descanso e de contas altas está começando.

Devemos estar preparados para os certeiros IPVA, IPTU, matrículas e materiais escolares, 13º salário para empregados domésticos, presentes e festas de fim de ano, assim como as roupas para esses eventos, e para a viagem de férias.

Essa tende a ser a pressão, essa tende a ser a média dos gastos da classe média e não serei eu a discutir o erro ou acerto da adoção dessa tradição brasileira.

O fato é que precisamos estar preparados para esse turbilhão de contas que teremos entre dezembro e janeiro.

Por conta disso, estou mudando o meu foco primário de investimentos de longo prazo para reserva de segurança de curto prazo; sim, a minha estava deteriorada temporariamente.

Tenho algumas poucas contas para 2015 que as nominarei de “passivos”, eleitas por mim sob este rótulo por serem contas de valor elevado e pagas, em regra, em uma única data, são elas: IPTU, IPVA, matrícula escolar, materiais e uniformes escolares e seguro do veículo.

Até 31/12/2014 terei reservado na Caderneta de Poupança o valor equivalente ao conjunto desses gastos em 2014 com um plus de 20%, visando com isso aumentar a margem de segurança da minha reserva imediata e ter toda a paz de espírito necessária para focar no meu crescimento pessoal.

Nesse instante tenho 54% do valor necessário já em Caderneta de Poupança e tenho quase 30 dias para conseguir o valor restante. E esse será meu foco até o final deste ano.

Abraços!

Um comentário sobre “Foco Temporário na Reserva de Segurança

  1. Pingback: Meta Alcançada: Passivos 2015 Garantido. | FClivre

Deixe um comentário

