Metas de Segurança e Preparação à Liberdade 2015

brick

Há evidências científicas que indicam ser a exigência moderna de sermos multitarefa danosa a nós. Há pesquisas indicando, inclusive, que fumar maconha e por-se a trabalhar em uma tarefa logo em seguida afeta menos a nossa atenção do que o hábito de executar múltiplas tarefas.

Evidências aparte, eu sou uma pequena máquina analógica, incapaz de distribuir minha energia com satisfação entre algumas tarefas simultaneamente; não sou um grande malabarista moderno e estou bem com isso.

Por conta disso, focarei minha energia, tempo e dinheiro em duas metas que me libertarão o quanto antes das pequenas preocupações com as contas, que nunca cessam, e com a segurança pessoal e familiar de curto prazo, visto que a liberdade de longo prazo é a própria independência financeira, meta maior, que estamos a caminho.

Ao conquistá-las, voltarei o foco à multiplicação do meu patrimônio e crescimento exponencial do meu fluxo de caixa, com mais vigor do que consigo atualmente. Vamos as metas…

Meta 1:  Conquistar e depositar em Caderneta de Poupança dinheiro suficiente para abarcar os meus passivos programados para 2016 + 20% como margem de segurança, considerando como passivos IPTU, IPVA, matrícula escolar, materiais e uniformes escolares e seguro do veículo. Prazo: A data limite para conquistar está meta é o dia 31 de março de 2015, ou o fim do 1º trimestre do próximo ano. Progresso Atual: 73% completados. Recompensa Secundária: Uma dessas mochilas da moda de lona ou de couro, como essas da foto.

mochila blog

Meta 2: Reserva de Segurança equivalentes a 3 meses do meu custo de vida projetados para 2015. Prazo: 30 de setembro de 2015, ou o fim do 3º trimestre do próximo ano. Progresso Atual: 0,33% completados. Recompensa Secundária: Completado o mês 1, o prêmio será uma bota de couro como essa:

bota

Completado o mês 2, me darei um óculos Ray-Ban New Wayfarer como esse:RayBanWayfarerCompletado o terceiro e último mês, a recompensa será uma colônia para uso diário, ainda não sei qual, não conheço muito o assunto, mas certamente escolherei bem.

Apresentei aqui as minhas metas para 2015 relacionadas à segurança financeira de curto prazo de modo bem específico, com prazo final e recompensa secundária claras e sigo em frente lutando forte para realizá-las e destravar minhas recompensas. Volto com o monitoramento, abraços.

Edição: Não fiquei satisfeito (em paz) com a opção de reservar apenas 3 meses dos custos do meu padrão de vida para eventualidades e urgências, de modo que, aumentarei a minha reserva de emergência para 4 meses. Assim, terei a boa e velha margem de segurança, que tanto prezo, que me permitirá utilizar este 4º mês, sem ultrapassar a marca da reserva de 3 meses. Esse pequena gordura do mês extra poderá ser usada para adquirir algum bem ou experiência luxuosa (acima da minha média atual) ou mesmo aportá-la em Ações e FII, caso alguma promoção insana volte a ocorrer. O prazo para essa conquista continua o mesmo (final do 3º trimestre) e, dado o caráter flutuante de sua utilização, a recompensa será seu próprio uso.

5 comentários sobre “Metas de Segurança e Preparação à Liberdade 2015

    • É muito boa, Vaca. Use pra vc. Meta plausível maior, com prazo certo para alcançá-la e recompensa clara, que crie motivação extra, seguido de várias metas menores com prazo certo e com recompensas motivadoras. Pode usar isso pra tudo, sem erro! Se possível, deixe a lista ao seu lado e a releia todo santo dia. Boa sorte!

      Curtir

  1. Pingback: FClivre

Deixe um comentário

