Meus Investimentos em Ações: Janeiro/15

Long-Way

Diferentemente do consagrado sistema de cotas, esses cálculos abaixo foram baseados em regras mais simples: quanto dinheiro eu pus (investimento inicial + novos aportes), quanto dinheiro eu retirei ( dividendos, JSCP e trades) e quanto dinheiro eu ainda tenho (variação da cotação).

Reparem que meu foco está no fluxo de caixa, então, não me importo tanto com acréscimo patrimonial, mas sim com o retorno efetivo sobre o investimento. Exemplo, se eu tinha 100 ações de BBAS3 compradas por R$ 2.300,00, não me importo em ter meu patrimônio aplicado diminuído em digamos, R$ 1.300,00, desde que eu tenha extraído deste investimento um valor percentual mensal médio superior ao que obteria aplicando em renda fixa (CDI).

Este meu modo de pensar e agir, como podem ver, meu levou a um ótimo desempenho em ABEV3, apesar do papel estar andando de lado há 2 anos e me permitiu segurar as fortes quedas que VALE3 e GETI3 sofreram neste último ano e semestre, respectivamente, embora não tenha sido o suficiente para segurar as minhas VALE5.

ABEV3: Iniciei meus investimentos nesta empresa em 07/05/2014, há 8 meses portanto.  Desde então, obtive um lucro efetivo de 10,52% ou 1,26% ao mês e teórico de 18,19% ou 2,11% ao mês, com um acréscimo patrimonial de 6,82% no período.

Comentário: Este papel é um regular pagador de dividendos, o que, por si, auxilia bastante no retorno efetivo do montante investido, fora isso, acertei 2 de 3 trades que fiz nele, sendo que o único que deu errado, não me trouxe prejuízo. E, desde a última compra, o papel acumula alta de 7,74%.

GETI3: Iniciei em AES Tietê em 18/02/2014, há 11 meses, já obtive lucro efetivo de 11,39% no período ou 0,99% ao mês,  sendo que, o teórico é de 9,33%, numa média de 0,81% ao mês de lucro. No que toca ao acréscimo patrimonial, este decaiu em 2,06%.

Comentário: Por grande parte de 2014, foi meu investimento com maior retorno, graças em grande parte aos belíssimos dividendos pagos no mês de maio, porém, vem apresentando forte queda nos últimos meses, o que retirou boa parte dos ganhos teóricos acumulados. Executei 2 trades matadores nesse papel, daí o bom retorno efetivo mantido, sendo que, desde a minha última compra, o papel caiu 5,67%.

VALE3: Em 29/10/2014 dei inicio aos investimentos em ações ordinárias da Vale, desde então, obtive prejuízo líquido de 4,37% ou -1,48% ao mês,  sendo que o retorno teórico está positivo em 0,70%, média de 0,23% ao mês. Meu patrimônio investido nesta empresa está 4,79% menor do que no início há 3 meses.

Comentário: Essa ação está bem maluca, desde que comecei a comprá-la, setada na queda, mas não me importo, empresa sólida, comprei até o limite que me permito comprar uma única ação. A minha primeira compra nela teria me dado até agora prejuízo teórico de 13,60% em 3 meses apenas. Houve 2 trades, 1 positivo, outro bem negativo, e, desde a minha última compra, o papel subiu 5,63%, por isso o retorno teórico está positivo.

VALE5: Entrei nas preferenciais da Vale há 8 meses, em 30/05/2014, desde então obtive um prejuízo efetivo de 16,06% no meu capital investido ou -2,16% ao mês, seguido de um prejuízo teórico de 15,81%, ou 2,13% negativo por mês.

Comentário: Essa aqui é porrada homérica, comprei e coloquei tudo que tinha no pior momento. Óbvio que essa certeza só vem agora, meses após a compra, então, sem martírio aqui. Não quero continuar com esse papel, mas não abrirei mão neste momento de baixo preço. Semana passada acertei um trade que minimizou um pouco o prejuízo (se não, ele seria de teóricos 24,28%) e, desde a minha última compra o papel está estável em 0,33%.

Não tecerei considerações finais por hora, vamos conversando nos comentários, abraços.

Deixe um comentário

