Fechamento: Julho/15 (+0,13%)

avalanche
No mês de julho, aumentei a minha exposição ao mercado acionário brasileiro, tendo em conta a queda no preço de algumas empresas interessantes e a escalada monstruosa do dólar (+10%) no período, diminuindo minha exposição à excelente renda fixa baseada em taxa SELIC, que bruta, rendeu 1,18% oficiais no mês que passou.

Troquei, portanto, o certo e lucrativo, pelo incerto, tendo por fim um retorno maior no longo prazo, pois acredito ser este um bom ponto de reentrada ao universo acionário.

Tive em mente, o tempo todo, o preço de nossos papéis em dolar, NUNCA PODEMOS NOS ESQUECER, que em determinado momento, ante a escalada da moeda americana, nossas boas empresas – e há – estarão há preço de barganha para os investidores internacionais e aversão ao Dilmão do PT nenhuma os impedirá de reinvestir nesses veículos financeiros. Me antecipei a esse movimento em julho.

Carteira de Ações: +3,04% Praticamente dobrei a minha exposição em ações: Adquiri Banco do Brasil, Cosan, Cyrela, Estácio, Kroton, Pão de Açúcar e Vale. Contando com a Helbor, adquirida nos últimos 2 meses anteriores, tenho agora um total de 8 empresas na minha carteira.

Carteira de FIIs: -2,14% Queda! O IFIX subiu 0,68% no mês, mas a minha carteira de FIIs não quis saber e caiu. RNGO11 e XPGA11 nuns 5% de queda cada me mandaram para o vermelho.

Carteira de Títulos Públicos: -1,80% Queda forte nos títulos atrelados ao IPCA de longo prazo, os de 2035, p ex, DESPENCANDO COMO UMA AVALANCHE acima de 9% no mês. A marcação à mercado segue batendo!

Carteira Total:  +0,13% Minha forte alta nas ações e boa alocação em renda fixa indexada à SELIC seguraram a forte queda dos títulos públicos de longo prazo, assim como a queda alta dos meus FIIs. Confesso que esperava um resultado melhor neste mês. Mas tudo bem, o patrimônio líquido subiu e a perda que obtive foi apenas teórica. Abraços.

3 comentários sobre “Fechamento: Julho/15 (+0,13%)

    • Oi Uó. O maior risco mesmo está no timing. Pode não ter sido esse o ponto mais baixo para o índice e provavelmente não seja mesmo. Mas a alocação está restrita à 25% do patrimônio e diversificado entre 8 papéis. Creio que dê para me proteger por hora…

      Quer expor algum ponto sobre alguma dessas empresas que você não investiria nesse momento? Abraços

      Curtir

Deixe um comentário

