Fechamento: Setembro/15 (+1,60%)

bino

Vigilante na proteção do meu patrimônio.

No mês de setembro, tive MUITO trabalho para proteger meu patrimônio e conseguir encerrar o mês no campo positivo. Muito estudo, muita leitura, muita negociação, muitos aportes e o aleatório, que, dessa vez, operou a meu favor, com valorização da minha Carteira Total em 6% no último dia útil do mês, refletindo, ao que parece, a Virada de Mão na Renda Variável brasileira.

A verdade é que todos nós, amadores iniciantes, lemos sobre Bears Market e o emocional negativo que afetava o investidor e ficávamos fascinados pelos preços os quais os ativos eram negociados e julgávamos todos eles por tolos, por vender seus ativos em momentos de tamanha queda de preço, mas, quando o mercado decidiu explodir na nossa cara, todos sucumbidos aos mesmos sentimentos que pensávamos estar imunes.

Agora que a sobrevenda nos ativos parece ter chegado ao fim, vamos todos sentir saudades desse momento e lamentarmos por muito tempo por não termos até feito empréstimos pessoais para a compra desses ativos descontados – brincadeiras à parte.

Como o meu dinheiro é limitado, resolvi comprar MUITAS ações e NENHUM título público, comprei também um FII neste mês o EDGA11B e acabou-se a minha farra pessoal, estou zerado. Nos últimos 3 meses eu aumentei em 3,5x a minha exposição em ações, 40% da minha Carteira Total está investida nessa modalidade, sendo 35% desta em BBAS3.

Com o resultado positivo de 1,60% no mês, obtive -5,29% no ano e -6,21% no histórico da Carteira Total. Abraços!

(o mais engraçado é que a minha Carteira de Ações valorizou-se 5% nesta sexta, 02/10, por mim, o mês poderia acabar aí mesmo, comigo voltando ao campo histórico positivo, hehehe.)

2 comentários sobre “Fechamento: Setembro/15 (+1,60%)

  1. Existe algum motivo pelo bbas3? Eu sei la, tenho mts duvidas quanto empresas que tenham governaça publica.. eu só abri exceção a cmig pelo historico.. mas bbas3 do nada governo resolve liberar credito e vai que aumenta inadimplencia.. Mês passado itub3 tava bem barato, chegou a ver esse?

    Curtir

    • Oi Dividendos, a escolha, no final das contas é sentimental. Foi a minha primeira compra na vida, meu primeiro lucro e etc.

      Minha ficante, p ex, fez a opção, sentimental também, por Itaú. É correntista pessoa física e jurídica, gosta da marca e etc.

      Mas sobre o que importa mesmo, $, escolhi BB por conta do imenso desconto que o mercado insanamente permitiu, pelos motivos que você citou. Sim, é verdade que o Governo interfere para o mal da empresa e que isso faz ela ser menos rentável do que poderia, mas o fato é que o preço descontou isso e mais um tanto; oras, se todo o mal foi embutido no preço, então o risco da compra tende a zero. Creio que garanti 8% anuais em dividendos, sendo conservador (governo precisa de caixa, empresa já é enorme, não precisa de capex elevado) e eu ainda posso rentabilizá-la vendendo opções.

      Itaú também sofreu forte queda nos preços, embora inferior ao BB, mas forte o suficiente para compra, é um banco mais conservador e rentável, e é uma compra mais certeira que BB. Mas vejo que consigo maior fluxo de caixa pessoal com BB.

      Mas eu precisava de encher o carrinho em um apenas, escolhi BB. Se o mercado permitir uma estupidez desse nível de novo, espero ter dinheiro para Itaú.

      Abraços

      Curtir

Deixe um comentário

