Fechamento: Setembro/15 (+1,60%)

bino

Vigilante na proteção do meu patrimônio.

No mês de setembro, tive MUITO trabalho para proteger meu patrimônio e conseguir encerrar o mês no campo positivo. Muito estudo, muita leitura, muita negociação, muitos aportes e o aleatório, que, dessa vez, operou a meu favor, com valorização da minha Carteira Total em 6% no último dia útil do mês, refletindo, ao que parece, a Virada de Mão na Renda Variável brasileira.

A verdade é que todos nós, amadores iniciantes, lemos sobre Bears Market e o emocional negativo que afetava o investidor e ficávamos fascinados pelos preços os quais os ativos eram negociados e julgávamos todos eles por tolos, por vender seus ativos em momentos de tamanha queda de preço, mas, quando o mercado decidiu explodir na nossa cara, todos sucumbidos aos mesmos sentimentos que pensávamos estar imunes.

Agora que a sobrevenda nos ativos parece ter chegado ao fim, vamos todos sentir saudades desse momento e lamentarmos por muito tempo por não termos até feito empréstimos pessoais para a compra desses ativos descontados – brincadeiras à parte.

Como o meu dinheiro é limitado, resolvi comprar MUITAS ações e NENHUM título público, comprei também um FII neste mês o EDGA11B e acabou-se a minha farra pessoal, estou zerado. Nos últimos 3 meses eu aumentei em 3,5x a minha exposição em ações, 40% da minha Carteira Total está investida nessa modalidade, sendo 35% desta em BBAS3.

Com o resultado positivo de 1,60% no mês, obtive -5,29% no ano e -6,21% no histórico da Carteira Total. Abraços!

(o mais engraçado é que a minha Carteira de Ações valorizou-se 5% nesta sexta, 02/10, por mim, o mês poderia acabar aí mesmo, comigo voltando ao campo histórico positivo, hehehe.)

Anúncios

2 comentários sobre “Fechamento: Setembro/15 (+1,60%)

  1. Existe algum motivo pelo bbas3? Eu sei la, tenho mts duvidas quanto empresas que tenham governaça publica.. eu só abri exceção a cmig pelo historico.. mas bbas3 do nada governo resolve liberar credito e vai que aumenta inadimplencia.. Mês passado itub3 tava bem barato, chegou a ver esse?

    Curtir

    • Oi Dividendos, a escolha, no final das contas é sentimental. Foi a minha primeira compra na vida, meu primeiro lucro e etc.

      Minha ficante, p ex, fez a opção, sentimental também, por Itaú. É correntista pessoa física e jurídica, gosta da marca e etc.

      Mas sobre o que importa mesmo, $, escolhi BB por conta do imenso desconto que o mercado insanamente permitiu, pelos motivos que você citou. Sim, é verdade que o Governo interfere para o mal da empresa e que isso faz ela ser menos rentável do que poderia, mas o fato é que o preço descontou isso e mais um tanto; oras, se todo o mal foi embutido no preço, então o risco da compra tende a zero. Creio que garanti 8% anuais em dividendos, sendo conservador (governo precisa de caixa, empresa já é enorme, não precisa de capex elevado) e eu ainda posso rentabilizá-la vendendo opções.

      Itaú também sofreu forte queda nos preços, embora inferior ao BB, mas forte o suficiente para compra, é um banco mais conservador e rentável, e é uma compra mais certeira que BB. Mas vejo que consigo maior fluxo de caixa pessoal com BB.

      Mas eu precisava de encher o carrinho em um apenas, escolhi BB. Se o mercado permitir uma estupidez desse nível de novo, espero ter dinheiro para Itaú.

      Abraços

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s