[Link Externo] A importância do foco no fluxo de caixa, não na marcação à mercado.

http://www.valor.com.br/financas/4310256/uma-serie-de-anos-ruins-pode-arruinar-poupanca-para-aposentadoria

Reparem, ao ler a reportagem, que aquilo que os especialistas tratam como um problema, ou seja, o “risco de sequência”, na verdade, sob o ponto de vista de fluxo de caixa é solução, porque nos permitirá comprar mais barato os fluxos de caixa que precisamos.

Nós, os pequenos investidores, não deveríamos nunca acumular patrimônio motivado pelo acúmulo em si, mas sim devemos focar no retorno em dinheiro sobre esse patrimônio, FLUXO DE CAIXA LIVRE.

Por isso acho um erro seguirmos o Estudo Trinity sobre os 4% de retirada anual. Amigo, se meu plano de aposentadoria der certo, eu não vou retirar nada, nunca! Não quero vender valor, quero extrair fluxo de caixa do valor adquirido.

Em sendo assim, o que nos importa se a bolsa de valores oferta retornos negativos em qualquer fase do acúmulo patrimonial e/ou da retirada deste? Com essa simples e essencial mudança de visão, você liberta-se do desespero do mercado e pode aproveitar melhor as barganhas que o caminho oferece.

Aliás, essa reportagem trouxe mais um argumento contra as Previdências Privadas de banco, perceberam?! Eles estão presos, e prendem o futuro do cotista, aos ciclos de preço do mercado, não aos ciclos de valor. Tolos!

Foquemos no FCL e não nos ticker piscando na nossa cara!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s