Rentabilidade: Dezembro/15 (-1,09%)

man-confident-510

Dezembro foi um mês de forte pressão psicológica, cansaço acumulado de um ano duro e quedas e mais quedas nos ativos de renda variável. Mas acabou! Página virada e estamos todos prontos para fazermos ainda melhor em 2016, com mais capital disponível, mais experiência e educação financeira acumuladas. Bora!

Alocação de Ativos: 42% em ações, 24% em FII, 23% em títulos públicos e 9% na poupança. Essa maior concentração em ações ao longo de todo o ano, fez com que o desempenho da minha Carteira de Investimentos seja muito semelhante ao da Carteira de Ações, como vocês verão abaixo.

Carteira de Ações: -0,71% ante os -3,93% da Bovespa. Minhas ações performaram mal, mas fui feliz em minha alocação ativa nesse mês.
Rendimento Anual: 0,17% (IBOV -13,31%)
Rendimento Histórico: -0,11% (desde outubro/2013)

Carteira de FIIs: -2,69% ante os -3,20% do IFIX. Aqui eu tive um azar tremendo. Poucos dias antes da queda monstra dos FIIs eu fiz uma compra grande em NSLU11B e não pude aproveitar as promoções.
Rendimento Anual: 11,90% (IFIX -5,19%)
Rendimento Histórico: 5,90% (desde janeiro/2014)

Carteira de Títulos Públicos: 1,23% no mês, sendo 4,86% no ano, para um histórico de 8,91% (desde de outubro/2013). Vendi alguns títulos para comprar outras coisas em dezembro.

Carteira Total: -1,09% no mês.
Rendimento Anual: -0,12% Rendimento Histórico: -1,02% (desde outubro/2013).

Meu patrimônio evoluiu 3,4% nesse mês, 66,37% no ano, com um histórico de 226,45%.

Eu gostaria que a renda variável continuasse caída por todo 2016, para facilitar meus planos. Tõ pronto pra montanha-russa!

Um comentário sobre “Rentabilidade: Dezembro/15 (-1,09%)

  1. Pingback: Rentabilidade: Janeiro/16 (-1,35%) | FClivre

Deixe um comentário

