Rentabilidade: Janeiro/16 (-1,35%)

smile

Rapaz, que porrada! Na minha curta carreira de pequeno investidor – 2 anos e 4 meses -, nunca havia experimentado tamanha queda no mercado de ativos de papel. Não é tão interessante quanto aparentava ser, porque não possuo caixa grande o suficiente para comprar todo mundo. Aí fiquei lambendo os beiços com uma ou duas compras apenas e querendo mais. Por isso que no fechamento de dezembro, eu pedi queda por todo o ano de 2016. Pra eu comprar conforme os salários caírem na conta, que dureza!

Você conseguiu aproveitar bem as promoções? Eu não! $$$$ 😦

No entanto, aproveitei muito bem a volatilidade do mês de janeiro. Consegui extrair dinheiro vivo da minha carteira de ações, num total de 2,81% dela. Meu recorde pessoal!

Por conta desse desempenho primoroso, obtive no mês 99,22% do plano de segurança, nível classe média, conforme descrevi aqui.

Viva o FCL nosso de cada mês!

Evolução Patrimonial: -5,90% Mês de muitos gastos + desempenho negativo da minha Carteira de Investimentos e meu patrimônio voltou para nível de setembro/15.

Alocação de Ativos: 45,5% em ações, 24% em títulos públicos, 22,5% em FIIs e 8% em cash. Não custa lembrar, trata-se de alocação de tolo, tudo via digital, nada tangível.

Carteira de Ações: 2,72% contra -6,79% do IBOV. Minha alocação ativa mais uma vez mostrando as caras, aliado à franca recuperação da minha carteira no último pregão do mês, de 5,20%. FCL: 2,81%
Rendimento Histórico: 4,84% (desde outubro/2013)

Carteira de FIIs: -10,25% ante -6,17% do IFIX. Fui destruído! FCL: 1,04%
Rendimento Histórico: -3,25% (desde janeiro/2014)

Carteira de Títulos Públicos: -0,16% em razão de não possuir títulos de vencimento de curto ou médio prazo, que performaram bem em janeiro, não saí do lugar. FCL: -0,14%
Rendimento Histórico: 8,61% (desde outubro/2013)

Carteira Total: -1,35% Impossível segurar uma queda dessa magnitude em 22,5% da carteira. Erro meu que poderia ter alocado mais em taxa SELIC para equilibrar a carteira, então, não posso reclamar. FCL: 1,39%
Rendimento Histórico: 2,40% (desde outubro/2013)

Gostaram da nova exposição de FCL? Seria interessante todos fazer o mesmo, penso eu. Abraços.

Deixe um comentário

