Rentabilidade: Fevereiro/16 (+0,36%)

loading

Em fevereiro tivemos recuperação nos ativos de risco no Brasil, recuperação nos preços das commodities e redução no futuro das taxas de juros, embora com inflação persistentemente elevada, sangrando nosso bolso.

Começam a aparecer alguns dados que denotam leve recuperação da nossa combalida economia, assim como estouram indícios e provas sobre a corrupção generalizada na cúpula do Poder Político. Esse é o Brasil que inicia março.

Minha Carteira teve um desempenho levemente positivo no mês, fechando em +0,36% e meus aportes foram para recompor meu cash (dinheiro líquido, de curto prazo, num banco comercial) e em taxa SELIC (também visando liquidez), com isso, espero, inclusive, reduzir a volatilidade da minha carteira.

Seguindo à risca o meu Plano de Segurança, obtive neste mês 85,41% de Fluxo de Caixa Livre (FCL) da minha Carteira Total, outro ótimo resultado. Isso que eu não contei os dividendos extraordinários de Comgás como FCL, interpretei aquilo como devolução de investimento apenas, sem juros.

Evolução Patrimonial: +5,6% Mês de poucos gastos + desempenho positivo da minha Carteira de Investimentos + extras recebidos no trabalho e meu patrimônio evoluiu, tornando fev/16 o segundo mês de maior patrimônio na minha classificação pessoal.

Alocação de Ativos: Apesar das compras em renda fixa neste mês, minha alocação de ativos obteve maior concentração em ações, ante o mês anterior, sendo 46,47% em ações, 23,38% em títulos públicos, 22,08% em FIIs e 6,29% em cash e 1,77% na conta da corretora. Não custa lembrar, trata-se de alocação de tolo, tudo via digital, nada tangível, sujeitos ao mesmo risco sistêmico.

Carteira de Ações: -1,50% contra +5,91% do IBOV. Eu cometi um erro na planilha no mês passado, para consertá-lo, minha rentabilidade teve que ficar assim, mas no anual está tudo correto. FCL: +1,85% (proventos pagos em boa quantidade por Itaú e Comgás neste mês.)
Rendimento Anual: +1,00% (IBOV -1,28%) Rendimento Histórico: +2,95% (desde outubro/2013)

Carteira de FIIs: +1,28% ante +2,95% do IFIX. Meus FIIs continuam num péssimo desempenho contra a média do mercado. FCL: +1,07%
Rendimento Anual: -9,20% (IFIX -3,40%) Rendimento Histórico: -2,05% (desde janeiro/2014)

Carteira de Títulos Públicos: 3,23% No mês passado, os títulos de curto prazo performaram bem, neste mês, os títulos de médio prazo entraram na festa e eu pude aproveitar. Uma pena, os juros estão caindo para nós, pequenos investidores. FCL: +0,79% (recebi meus primeiros cupons).
Rendimento Anual: +3,06% Rendimento Histórico: 12,20% (desde outubro/2013)

Carteira Total: +0,36% Minha Carteira ficou estável, eu adquiri mais estabilidade e segurança nesse mês e extraí meus FCLs, tudo certo! FCL: 1,27%
Rendimento Anual: -0,92% Rendimento Histórico: -1,93% (desde outubro/2013)

Um comentário sobre “Rentabilidade: Fevereiro/16 (+0,36%)

Deixe um comentário

