Carteira Estratégica

image

Bom, pessoal, é o seguinte: eu tenho um problema! Não consigo deixar de acompanhar e me instruir sobre o mercado e gosto muito de estar dentro dele, fazendo alguma aposta direcional. Apenas sufocar esse desejo não foi suficiente.

Após 2 anos e meio como um pequeno investidor, aprendendo sobre empresas, veículos financeiros, economia, finanças, Excel, inglês, gráficos e, principalmente, sobre mim, tomei uma decisão:

A criação de uma Carteira Estratégica específica para as minhas apostas direcionais.

Meus objetivos são: aplacar o meu desejo por especulação; retirar o meu superfoco -que pode vir a ser destruidor – da minha Carteira de Investimentos; aproveitar com mais eficiência pequenas distorções que o mercado cria; instruir-me enquanto operador e pessoa.

Ah e ganhar dinheiro também!

Minha estratégia será operar conforme as distorções de valor que eventualmente surjam no mercado. Ações, opções, venda coberta, taxas, FII, títulos públicos…

Não serão, portanto, frequentes as mudanças dentro da minha Carteira Estratégica, pois as reprecificações podem levar tempo, e nem baseadas puramente em gráficos.

Além do mais, após o recente boom no mercado acionário local, conto na minha Carteira Principal com investimento com apreciações superiores à 50% em alguns ativos. Até eu vendê-los e recomprá-los a preços vigentes hoje, não poderei vender mais de R$ 20.000,00 em ações por mês.

Portanto, parcimônia.

Será destinado para esta conta nova em outra corretora o valor exato de R$ 30.000,00. Não farei novos aportes!

Se eu agir mal e perder esse meu dinheiro, enterrarei de vez essa sanha por trades e passarei a uma abordagem passiva na minha Carteira Principal e, em sendo assim, terei evitado a perda de muito mais dinheiro do que esse no longo prazo.

Por fim, a meta mínima desta carteira será manter o valor nominal do dinheiro investido: 30k!

A meta máxima é estar acima do CDI ao final de cada trimestre.

Em obtendo retornos acima do CDI trimestral, farei retiradas de 30% deste lucro para uso próprio, como prêmio motivacional.

Vou ser bem literal nesta carteira com vocês, utilizando os valores monetários reais das transações. Sem omitir derrotas tolas, quando estas vierem.

Vejamos!

Edit: Esqueci de acrescentar ao artigo, mas, por óbvio, a meta 1 é que a minha Carteira Estratégica devolva o empréstimo sem juros que a minha Reserva de Segurança fez à ela, sim?!

Em sendo assim, a cada R$ 500,00 de lucro acumulado – sem apego à inflação do período -, devolverei este dinheiro à Reserva, diminuindo o montante posto em risco gradualmente.

2 comentários sobre “Carteira Estratégica

Deixe um comentário

