Carteira de Investimentos: Maio/16 (-2,60%)

chess

Em maio, o índice bovespa encerrou o mês com forte queda de 10,09%, amparado principalmente pela forte correção no setor de siderurgia, embora quase todos os outros setores tenham passado por correção.

Nos últimos meses, com o mercado em franca queda, eu, mesmo sendo um amador e iniciante (ou por conta disso), vislumbrei alguns setores com extremo desconto, notadamente, construção civil, educação, bancos, siderurgia e commodities. Naquele momento, minha carteira de ações estava super concentrada em alguns poucos papéis, esperando a reprecificação dos meus eleitos.

Há 3 meses deu-se início a este processo de correção no preço dos ativos de renda variável e eu passei a vender, no limite de R$ 20.000,00/mês, o excedente dessa minha concentração, reinvestindo imediatamente o dinheiro dessas vendas em outras empresas, ampliando a minha diversificação.

Foram 3 meses seguidos de venda de concentração e compra de diversificação e ainda precisarei dos meses de junho e julho para completar o meu plano.

Evolução Patrimonial: -1,50% Os aportes no mês não foram suficientes para combater a queda na rentabilidade. Tudo bem!

Alocação de Ativos: Em relação ao mês passado, aumentei a minha participação em ações, trocando alguns títulos atrelados à SELIC conforme seguia a correção da bolsa. Aumentei em 3% a minha participação em ações nesse mês, em comparação com o mês anterior, diminuí taxa SELIC em 4,50% e aloquei 1% a mais em fundo cambial de dólar nesse mês.

alocação maio.16

Carteira de Ações: -9,79% Detenho 12 empresas: Banco do Brasil, Brasil Foods, Comgás, Cyrela, Embraer, Estácio, Grendene, Itaú, Kroton, Natura, Pão de Açúcar e Vale. Diminuí minha participação em Comgás, Cyrela, Kroton e Pão de Açúcar, (re)iniciei investimento e/ou aumentei participação em Banco do Brasil, Embraer, Grendene, Itaú, Natura. Rendimento Anual: +11,80% Rendimento Histórico: +14,39% (desde outubro/2013)

Carteira de FIIs: +5,13% Detenho RNGO11, NSLU11B, XPGA11, SDIL11, BRCR11 e EDGA11B. Sem movimentos durante este mês. Rendimento Anual: +15,11% Rendimento Histórico: +26,33% (desde janeiro/2014)

Carteira de Títulos Públicos: +1,27% Diminuí minha alocação em taxa SELIC para comprar ações durante o mês, espero repô-la. Rendimento Anual: +13,00% Rendimento Histórico: +19,37% (desde outubro/2013)

Carteira de Moedas Estrangeiras: +3,52% Apenas dólar, por hora. Fundo cambial da Votorantim. Rendimento Anual: +1,33% Rendimento Histórico: +1,33% (desde março/2016)

Carteira Total: -2,60% Nesse mês adicionei volatilidade, numa estratégia de quem apostou que a queda de maio foi muito acentuada. Espero nos próximos meses retomar a minha busca por mais defensividade na Carteira.
Rendimento Anual: +12,61% Rendimento Histórico: +11,39% (desde outubro/2013)

alocação maio.16

Com a queda deste mês, minha Carteira de Investimentos iniciada em outubro de 2013 está trazendo hoje um retorno levemente acima que o CDI trouxe em setembro de 2014. A surra continua!

2 comentários sobre “Carteira de Investimentos: Maio/16 (-2,60%)

Deixe um comentário

