Carteira de Investimentos: Junho/16 (+5,04%)

bino

Temos o direito a avistar o horizonte?

Após a forte correção no índice bovespa em maio, este disparou-se como um foguete em junho e sinaliza continuação do movimento ascendente para os próximos meses (vai saber!). Por ainda vislumbrarmos alguns bons ativos a bons preços, creio não podermos afirmar que estamos vivenciando novo momento de preços esticados.

Por outro lado, os FIIs me parecem caros. Estão nos oferecendo aluguéis da ordem entre 8 e 10% líquidos, contra 12% de qualquer CDB, com ativos que já subiram entre 15 e 25% neste ano, minimizando a chance de nova escalada nos preços. Creio que este mercado está assimétrico, com mais chance de perdermos dinheiro do que ganharmos.

 

Neste mês, seguindo meus pensamentos, desinvesti em FIIs e aumentei exposição em ações, ficando temporariamente longe da minha alocação de ativos desejada.

Evolução Patrimonial: +1,40% Não fiz novos aportes e ainda utilizei o dinheiro de algumas vendas para outras coisas, que serão repostas ainda essa semana. Em sendo assim, a evolução patrimonial foi baixa, ante a rentabilidade.

Alocação de Ativos: Em relação ao mês passado, aumentei a minha participação em ações, trocando alguns títulos atrelados à SELIC conforme seguia a correção da bolsa, assim como diminuí a minha participação em FIIs. Atingi 45% da minha carteira em ações. Pretendo no mês de julho comprar dólar e taxa SELIC (cash).

alo jun

Carteira de Ações: +12,44% Após a forte queda de -9,79% em maio, minha Carteira de Ações recuperou-se com bônus, enquanto eu investia em novas empresas. Detenho atualmente 13 empresas: Alupar, Banco do Brasil, Brasil Foods, Comgás, Cyrela, Embraer, Estácio, Grendene, Itaú, Kroton, Natura, Pão de Açúcar e Vale. Diminuí minha participação em Cyrela e Estácio, aumentei minha participação em Brasil Foods e adquiri Alupar.
Rendimento Anual: +25,34% Rendimento Histórico: +28,16% (desde outubro/2013)

Carteira de FIIs: -2,50% Detenho RNGO11, NSLU11B, XPGA11, SDIL11, e EDGA11B. Vendi 30% das minhas NSLU11B e encerrei minha participação em BRCR11B. No último dia do mês, EDGA11B caiu 5% e feriu de morte a minha rentabilidade em FIIs no mês.
Rendimento Anual: +15.47% Rendimento Histórico: +29,48% (desde janeiro/2014)

Carteira de Títulos Públicos: +1,72% Diminuí minha alocação em taxa SELIC para comprar ações durante o mês, espero repô-la. Rendimento Anual: +15,48% Rendimento Histórico: +22,28% (desde outubro/2013)

Carteira de Moedas Estrangeiras: -9,10% Apenas dólar, por hora. Fundo cambial da Votorantim. Aumentei um pouco a minha alocação neste veículo financeiro.
Rendimento Anual: -8,04% Rendimento Histórico: -8,04% (desde março/2016)

Carteira Total: +5,04% Nesse mês, continuei a aumentar volatilidade, seguindo a escalada das ações, após a forte queda de maio. Retomarei em julho a busca por mais defensividade, com o dinheiro novo.
Rendimento Anual: +18,82% Rendimento Histórico: +17,47% (desde outubro/2013)

rent jun

Bati o CDI de março de 2015 e começo a me aproximar das inflações e da Caderneta de Poupança, que fase!

Deixe um comentário

